Skip to main content
Version: 0.10.0

Introdução

Atualizações da versão (0.10.0)

Módulo Índice de Risco da Estrutura: O módulo IRE foi remodelado. Ele permite calcular e identificar se alguma estrutura da sua barragem se encontra com risco estrutural acima do esperado. Para isto utilizamos informações de Inspeção Visual e campanhas de Auscultação de Instrumentação levantadas em campo. As estruturas são mostradas em um mapa georreferenciado mostrando sua atual situação. Saiba mais em Índice de Risco da Estrutura.

Este é um manual para orientar usuários do sistema SIG²A.

A Fractal desenvolve soluções especializadas em recursos hídricos, realiza estudos hidráulicos e hidrológicos, atividades de segurança de barragens, desde inspeções, instrumentação de auscultação, estudos de estabilidade, até elaboração de Planos de Segurança (PSB) e Plano de Ação e Emergência (PAE).

Ao longo destes 10 anos de empresa, a Fractal adquiriu grande experiência no setor de Segurança de Barragem e no setor energético, o que impulsionou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão e Gerenciamento de Ativos, o SIG²A. O sistema é um Smart Water Management que assimila uma grande quantidade de dados de satélites e de estações telemétricas, aplicando técnicas de ciência de dados e transformando os dados em soluções para planejamento hídrico. O SIG²A conta com plataforma web e aplicativo para celular. Atualmente o SIG²A é composto por 3 módulos: SPEHC, DAMS e RESOP.

SPEHC: O Sistema de Previsões de Eventos Hidrológicos Críticos disponibiliza previsões de chuvas e de vazões de curto a longo prazo além de informações de monitoramento hidrometeorológico em tempo real que subsidiam a operação de reservatórios, a atuação da defesa civil, o planejamento hídrico e a precificação para comercialização de energia.

DAMS: Oferece soluções para usinas hidrelétricas auxiliando na obtenção dos dados durante a inspeção de barragens, campanhas de auscultação, e automatização de análises para envio aos órgãos fiscalizadores.

RESOP: Reservoir Operation permite a inserção em tempo real de informações sobre a operação das estruturas das barragens e a condição dos reservatórios, o que proporciona fácil acessibilidade e melhor controle ao processo de Operação de Reservatório. Além disso, realiza a avaliação do balanço hídrico e o envio dos relatórios para ONS de forma automática.

alt text